Partilhe com alguém
NEWSLETTEROur biggest stories, delivered to your inbox every day.

O Banco Central mostra que, nos sete meses deste ano, foram registadas 421 180 operações de pagamentos por via do KWik.O serviço, lançado em Outubro de 2023, é prestado para os usuários sem custos adicionais, até ao momento, razão suficiente para a sua massificação e plena adesão, segundo o Banco Nacional.
A directora do departamento de Sistemas de Pagamentos do BNA, Cristina Caniço, citada pelo Jornal de Angola, na sua edição de ontem, disse que esta solução, disponível nos prestadores de serviço de pagamentos, tem participação dos bancos comerciais e também de fintech ou startups licenciadas pelo regulador.
"O KWik é o nosso arranjo de pagamento que se denomina Kwanza instantâneo e que permite a transferência de dinheiro na hora, em fracções de segundos”, disse.
Cristina Caniço explicou que a intenção é ter-se em breve a presença do KWik nos cabeleireiros, táxis, mercados e outros pontos e prestadores de serviços, para permitir aos utilizadores desse método de pagamento realizar as operações pretendidas e com as vantagens que o mesmo oferece.
A gestora bancária explicou que a intenção de se disponibilizarem diferentes formas de pagamentos tem em vista a rápida adaptação das pessoas aos mesmos, a fim de dar cumprimento ao desiderato da inclusão financeira.
O mais recente relatório do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre o Sistema de Pagamentos revela que, em 2024, nos sete primeiros meses, isto é, de Janeiro a Julho, a rede Multicaixas movimentou 15,6 biliões de kwanzas, apenas superado pelo SPTR - Total de Operações Liquidadas, não incluem os saldos de compensação no número de pagamentos, que contabilizaram em movimentos 77,5 biliões de kwanzas.As Transferências a Crédito (STC, não inclui devoluções) registaram, nos sete primeiros meses do ano, um movimento de 8,8 biliões de kwanzas.
Um dado acentuado nas informações do regulador e autoridade monetária é que os cidadãos já começam a pagar mais bens e serviços utilizando outros instrumentos que não sejam apenas dinheiro-papel.Segundo dados do BNA, o mercado tem 16 operadores deste segmento.